São Lourenço dos Órgãos

 

Mais uma vez a comunidade Caboverdiana da Quinta das Laranjeiras e Casal dos Machados, levou a cabo a sua Festa Anual em honra de São Lourenço. Este santo é o padroeiro do concelho de São Lourenço dos Órgãos da ilha de Santiago, profundamente venerado por toda a população do arquipélago de Cabo Verde.

A festa decorreu nos dias 11, 12 e 13 de Agosto, numa organização de um grupo de juízes nomeados no final da festa do ano passado. São estes juízes o núcleo de toda a iniciativa.

O ponto alto das celebrações decorreu no dia 13 – domingo – com a realização da tradicional procissão que percorreu as ruas do bairro. Presidiu o Pároco dos Olivais, coadjuvado por um frade franciscano de Cabo Verde e um diácono seminarista.

Nela participaram várias individualidades, entre as quais a Adida Cultural da Embaixada de Cabo Verde, o presidente da Junta de Freguesia do Parque das Nações acompanhado de dois vogais, o presidente da GEBALIS, o presidente da Associação de Moradores e Comerciantes do Parque das Nações, presidentes de várias associações locais e representantes das restantes comunidades residentes no bairro.

Foi um evento de elevado sentido cívico e religioso, não apenas pela demonstração de fé que as cerca de trezentas pessoas testemunharam no cortejo que realizaram, como pela união e sentido de partilha que aquela comunidade revela.

Congratulamo-nos por ter na nossa freguesia um pedaço de Cabo Verde como este, onde o sabor da sua cachupa se mistura com o sabor das nossas sardinhas assadas e a cor dos trajes tradicionais se funde com o matizado azul de Tejo.

Assim se constrói uma comunidade unida e solidária.